Se você vai começar uma reforma ou pretende construir é bom escolher materiais vantajosos, e que de alguma maneira, sejam capazes de evitar problemas provocados pela ação do tempo ou imprevistos naturais. Um exemplo de material que cumpre esses requisitos é o piso permeável.

O piso permeável é um tipo de bloco sustentável de concreto poroso, que possui buracos na sua estrutura. Esse bloco é perfeito para ser instalado em áreas afetadas por enchentes, já que sua constituição absorve a água da chuva, evitando a formação de poças e impedindo que a água volte para superfície.

A ideia conceitual do piso permeável é imitar a função do solo. Os espaços porosos garantem a permeabilidade do bloco, pois são preenchidos com areia ou grama, reproduzindo as condições do solo. O uso do piso permeável colabora com a absorção da água, e faz com que ela chegue ao lençol freático.

Esse material também é uma opção ecológica, muito usado na solução de enchentes em algumas regiões do país. O revestimento que é parte do piso permeável ajuda a diminuir o escoamento da água para as galerias subterrâneas, minimizando a possibilidade de uma enchente.

O piso permeável pode ser instalado em diversas construções, porém, para que o bloco cumpra com o papel de drenar a água, é necessário preparar o local com camadas de brita e areia. Instalar o piso permeável direto no cimento ou asfalto não é viável, caso isso seja feito, o material certamente não irá drenar a água da chuva corretamente.

Confira abaixo mais algumas vantagens de usar o piso permeável na sua obra!

-Impede que impurezas e metais pesados atinjam o lençol freático;

-Permite melhor aproveitamento dos terrenos;

-Pode ser usado como zona de transição em barragens;

-Protege o sistema de drenagem;

-Pode ser usado como via para pedestres, estacionamento, ciclovia, piso de quadras poliesportivas.

Para mais informações sobre piso permeável, entre em contato com a equipe Quitaúna Blocos!