Quem planeja uma construção sabe que será necessário construir muitos muros durante a obra. Mesmo que você contrate uma empresa especializada em construção, é importante conhecer os princípios básicos de uma obra. Entender o funcionamento do que está sendo construído é bom até mesmo para supervisionar o trabalho que está sendo feito.

A seguir, vamos passar algumas dicas sobre construção de muros e falar um pouco sobre os materiais usados para levantá-lo, tais como bloco, tijolo e concreto. Aprender um pouco sobre a construção de muros é bastante útil, não só para supervisionar uma obra, mas também para colocar as mão na massa, se um dia for preciso.

A primeira etapa da construção de muro se dá pela abertura da vala da fundação. A profundidade dela sempre depende do tamanho do muro e do tipo de solo do terreno, por esta razão, em alguns casos é preciso utilizar uma broca para abrir a vala.

Em seguida será preciso limpar o local da obra e marcar o lugar onde o muro será construído com piquetes de madeira. O próximo passo será o alinhamento, nessa etapa é preciso bastante atenção e cuidado para que o seu muro não saia torto.

Quando chegar o momento de levantar o muro da frente (faixada), o indicado é que a construção da calçada seja feita simultaneamente. Após esse passo, basta finalizar essa parte da obra com o piso da calçada.

Para a construção de muros os blocos de concreto de 10 cm x 20 cm x 40 cm são bastante eficientes. Mas, se desejar mais rapidez na obra, poderá usar as placas de concreto pré-moldadas para uma execução mais ágil.

A construção de muros com blocos de concreto precisam ser subdivididas em partes de no máximo de 2,80 m de comprimento, ou seja, sete blocos de 40 cm. Entre cada parte é preciso deixar um espaço de 20 cm, onde um pilarete de concreto armado será feito para travar o muro.

Agora confira o passo a passo!

Coloque uma base de concreto magro de 5 cm e encha a vala com concreto baldrame.