Comprar coisas das quais não temos muito conhecimento ou não entendemos muito bem do que se trata costuma ser bastante confuso e problemático. Não é raro acontecer de comprar o item errado por conta de não saber escolher o tipo certo de material. Já passou por essa situação? Provavelmente sim!

Hoje vamos explicar quais são os principais tipos de blocos de concreto, dessa maneira você não terá problemas em comprar esse item quando for construir ou precisar fazer uma reforma.

É bom saber que o mercado, os blocos de concreto são agrupados em famílias que vão de 29 a 39. A família 29 é composta de dois elementos básicos: os blocos com comprimento de 29 cm e os blocos de 14 cm, os dois com largura de 14 cm.

Enquanto isso, a família 39 é formada por blocos de concreto de 14 ou 19 cm de largura. Com 14 cm de largura, encontramos blocos com 39 cm, 19 cm, 54 cm e 34 cm de comprimento. Já os blocos de concreto com 19 cm de largura possuem 39 cm e 19 cm de comprimento.

É extremamente importante identificar corretamente cada tipo de bloco de concreto quando for comprá-los para sua obra, uma vez que cada bloco possui resistências diferentes. Sendo assim, não misture os blocos de maneira alguma! A seguir, conheça os principais tipos de blocos de concreto e suas indicações de uso!

-Bloco elétrico

São blocos de concreto que já vêm preparados para receber pontos de elétrica, como interruptores e tomadas.

-Blocos inteiros, meios-blocos e compensadores

Esses blocos de concreto são usados para fazer a maior parte das paredes estruturais. O bloco inteiro é alternado com o meio-bloco e, quando não há dimensão modular, podem ser usados compensadores para atingir a medida necessária da parede.

-Bloco 45°

O bloco 45° (bloco de concreto chanfrado) é utilizado apenas quando existe uma parede não ortogonal, por exemplo, halls de apartamentos. Entretanto, isso é bastante raro em obras feitas em alvenaria estrutural.

-Canaleta inteira e meia canaleta

São feitas com recortes nas laterais para passagem das ferragens horizontais e possuem fundo removível para a passagem das ferragens verticais. Costuma ser usadas em vergas e contravergas para sustentar janelas e encosto de lajes.

-Bloco de amarração

Os blocos de concreto de amarração são usados para fazer a união de paredes em “T” ou em “L”, sem interferir na modulação dos blocos.

-Canaleta J

Utilizadas como material de encaixe no encontro entre as empenas e lajes. Formam as cintas de amarração e ficam por toda a extensão das paredes estruturais. Possuem alturas que variam nas extremidades externas para se ajustarem à diferentes espessuras de laje.

Pronto! Agora você não passará apuros quando precisar comprar blocos de concreto para sua obra.

Aproveite para conhecer o nosso site e solicitar um orçamento!

Acesse Quitaúna Blocos.