Você conhece a praticidade do bloco de concreto estrutural? O bloco estrutural é um tipo de produto usado na construção em que o próprio bloco tem a função de criar paredes e distribuir uniformemente a carga do peso da obra. Antes dos blocos de concreto estruturais, as construções possuíam vigas e pilares que tinham a função de distribuir o peso da carga de maneira uniforme durante toda a estrutura, enquanto os blocos e tijolos eram usados somente para fechar os vãos entre colunas.

Por que usar bloco de concreto estrutural?

A maior vantagem do bloco de concreto estrutural é que com ele, o custo da obra é reduzido consideravelmente, pois menos sistemas estruturais são necessários. Além disso, a mão de obra também é reduzida. Usando o bloco de concreto estrutural na sua obra, o prazo de finalização do projeto também é reduzido de forma considerável. Se o sistema de bloco de concreto estrutural for bem utilizado na construção, ele pode acarretar em uma economia de até 30% se comparado com o sistema estrutural convencional.  

Vantagens do bloco de concreto estrutural

A construção através do bloco de concreto estrutural gera segurança, rapidez e acima de tudo, muita qualidade na execução do projeto. Atualmente, muitos países da Europa e América do Norte utilizam esse sistema de construção através de bloco de concreto estrutural, principalmente devido a praticidade de usar esse tipo de estrutura, visto que ela pode ser usada em grandes obras dos mais altos padrões até obras mais simplificadas. O bloco de concreto estrutural ainda não é muito valorizado no Brasil, visto que a primeira instância ele pode ser considerado ligeiramente mais caro do que os tijolos convencionais, mas seus benefícios no resultado final de obra devem ser levados em consideração antes de escolher o melhor tipo de bloco de concreto estrutural que você irá usar, tais como: Qualidade dos materiais, facilidade e rapidez na execução da obra, a aplicação do bloco de concreto estrutural é extremamente simples, extremamente durável, economia de concreto, redução na mão de obra, reduz a quantidade de entulho e material desperdiçado no final da obra, quase não possui variação de tamanho, evitando desperdícios ocasionais e é um bom isolante térmico e acústico.  

Destaques: